Ainda que seja um lugar fundamental para manter a organização e limpeza dos outros cômodos, a área de serviço é um dos ambientes mais passivos de bagunça. Com mistura de tantos produtos, utensílios domésticos e roupas, fica fácil deixar as coisas fora de ordem, mas com algumas dicas você mantém o espaço do jeito que precisa.

Comece fazendo uma listagem de tudo que é indispensável na área de serviço, tudo que é preciso para deixá-la completa, como por exemplo:

Listagem:

♦ Baldes;

♦ Mangueira;

♦ Aspirador de pó;

♦ Vassouras, rodos e pás;

♦ Produtos de limpeza;

♦ Sacos de lixo;

♦ Panos de limpeza;

♦ Cestos de roupas sujas.

Isso vai ajudar você a ter uma noção de quanto espaço vai precisar para organizar todas as coisas. Feito essa parte, é hora de utilizar táticas para colocá-las em seus devidos lugares. Quem gosta de manter a casa sempre limpa e cheirosa, deve saber que produtos de limpeza nunca são demais. Pra não deixá-los amontoados e espalhados, categorize-os pela sua funcionalidade, como: tudo que é para roupas fica deste lado, para o piso deste outro lado, e assim por diante.

Quando tiver separado tudo, coloque-os em borrifadores os produtos mais utilizados no dia a dia, como sabão e água sanitária. Isso vai trazer mais identidade para a sua área de serviço e deixá-la mais bonita. Depois disso, organize-os nas prateleiras, armários aéreos ou estantes, deixando sempre os produtos por vencer na frente e os mais duráveis atrás. Aqui vale lembrar que móveis funcionais, que possuem aramados internos ajudam bastante na parte da organização. 

Além de verticalizar a organização, mantém os produtos “escondidos”, deixando-os fora do alcance de crianças e animais de estimação. Como a área de serviço geralmente é um lugar pequeno, quanto menos coisas pelo chão houver, melhor. Instale ganchos na parede ou em armários altos para pendurar vassouras, rodos e pás – alguns planejados possuem espaço reservado para esses utensílios.

Quando tiver separado tudo, coloque-os em borrifadores os produtos mais utilizados no dia a dia, como sabão e água sanitária. Isso vai trazer mais identidade para a sua área de serviço e deixá-la mais bonita. Depois disso, organize-os nas prateleiras, armários aéreos ou estantes, deixando sempre os produtos por vencer na frente e os mais duráveis atrás. Aqui vale lembrar que móveis funcionais, que possuem aramados internos ajudam bastante na parte da organização. Dá uma olhada em nosso projeto:

Móvel planejado da Italínea com armário para vassouras

E quanto a parte das roupas, tente deixá-las sempre em cestos para não ficarem acumuladas em cima da máquina (ou mesmo em outras partes da casa). Você pode separar as peças por cor ou tipo, o que facilita na hora de lavar. Ah, e tem mais! Cestos acoplados dentro dos próprios móveis ajudam a otimizar a circulação no ambiente, já que também não ocuparão espaço.

Além disso, esses varais aéreos ou cabideiros instalados no próprio móvel também deixam a lavanderia mais funcional, pois permitem que você pendure as roupas recém lavadas, de forma que não ocupem o espaço. Ferro e tábua de passar também devem ficar guardados! Nesse caso, a tábua fica dentro de uma gaveta do planejado. Demais, né?

Pra finalizar, use cestinhas e caixas organizadoras como aliadas na sua arrumação! Abuse de etiquetas que facilitam a hora de buscar algum produto em específico, pra que você não precise ficar tirando tudo do lugar para encontrar. Alguns hábitos ajudam você a ter uma organização diária (e dar tchauzinho para a bagunça). Lembre-se de que todas as funcionalidades dos planejados citados acima você encontra na Italínea. 😉 Agora sim: mãos à obra!