Na hora de reformar algum espaço da sua casa, seja a cozinha inteira ou apenas uma parede da sala, as cores se tornam uma grande aliada. Afinal, trocar os móveis de casa nem sempre é tão fácil. Ah, mas lembre-se de pensar com calma nas cores que você irá utilizar, pois elas podem influenciar no seu estado emocional.

Apesar das tantas teorias sobre quais as cores ideais para cada ambiente, é preciso lembrar que essa escolha é algo muito pessoal, depende do seu gosto e da sua personalidade. Por mais que seja aconselhável utilizar tonalidades “quentes” em ambientes que envolvam refeições, se o seu sonho é ter uma cozinha em tons “frios”, vá em frente! Não vai ser a falta dessas tonalidades que irá inibir a sua fome ou a de seus amigos. Mas se a ideia é renovar o seu quarto não abuse das cores escuras, pois elas podem tornar o ambiente cansativo e acabarem influenciando suas emoções de forma negativa.

Falando em cores quentes, o preto também pode ser adicionado a diversos ambientes de forma sofisticada. E quem disse que precisa ser nas paredes? A cozinha Bétula Preto é um exemplo de como os ambientes que têm a presença do preto podem ser claros e vibrantes ao mesmo tempo. Ah, e você ainda pode combiná-lo com estampas geométricas, uma ótima forma de trazer um ponto de luz para o ambiente. Hoje é possível encontrar nas mais diversas cores, padronagens, combinações e, ainda, em diferentes acabamentos como papéis de parede, ladrilhos hidráulicos, azulejos e porcelanatos. E para manter o equilíbrio de cores, a sugestão é aplicar a textura em apenas uma das paredes do cômodo.

138_144 600x500px Internas

Se você busca por uma cor que seja o ponto de equilíbrio entre claro e escuro, cor “quente” e “fria”, entre alegre e repousante, intermediária, que tal apostar em tonalidades azul-turquesa, como o padrão Acqua da Italínea? Essa é uma cor terciária, intermediária entre o ciano e o verde. Transmite uma sensação de bem-estar, frescor e suavidade e, aceita composições com outras cores e materiais como a madeira e o concreto.

138_144 600x500px Internas2

E se, acima de tudo, você quer praticidade na hora de dar uma cara nova para a decoração da sua casa, torne-se adepta a uma tendência incrível: a parede com textura de cimento. Basta buscar por produtos cimentícios que dão a impressão de que a parede é de concreto. Essa é uma forma de compor ambientes contemporâneos de forma rápida. Além disso, possui boa durabilidade e podem ser combinados com cores mais vibrantes, como a Citrino Brilho.

Untitled-1

E aí, inspirado para renovar a sua casa? 🙂