03-11-destaque

A sustentabilidade é um conceito que vem ganhando força, principalmente nos países mais desenvolvidos. Os conceitos de sustentabilidade compreendem a utilização dos recursos naturais para suprir nossas necessidades sem esgotá-los para que, no futuro, também possa atender as próximas gerações. E, com ações simples e de baixo custo, você pode ter uma casa sustentável. Quer ver só?

Além de cumprir com seu papel de responsabilidade social e ambiental, também irá, no médio prazo, significar uma relevante economia nos custos de água, energia elétrica e alimentação. E isso tudo pode ser capaz apenas com mudanças comportamentais no dia a dia. Veja aqui algumas dicas de manutenção que podem ajudar o ambiente a ser mais eficiente:

1. Faça a manutenção correta de encanamentos e vazamentos, evitando o desperdício de água. Uma gotinha pingando na torneira pode desperdiçar muita água. Se você precisar esperar para fazer a manutenção, tente pelo menos recolher essa água e utilizar para outro fim.

2. Verifique a vedação de portas e janelas de sua casa. Pequenas correntes de ar podem deixar o ambiente mais frio no inverno, necessitando de mais aparelhos para aquecimento. O teste pode ser feito com uma vela em um dia de vento. Basta se aproximar de frestas e ver se a chama treme ou apaga. Esses locais precisam de vedação extra. Para isso, você pode usar silicone ou outros materiais disponíveis em lojas de construção.

3. Tenha atenção também com a vedação da porta da geladeira. Quando funcionando plenamente, a eficiência energética do aparelho será maior. Para fazer o teste, coloque uma folha de papel na porta e feche. Se a folha ficar presa, a vedação está correta. Se a folha escorregar, é necessário fazer a manutenção, trocando a borracha da geladeira.

4. Fique atento ao funcionamento de aparelhos eletrônicos. Pequenas manutenções elétricas ajudam a economizar energia.

5. Quando as lâmpadas queimarem, opte pelas fluorescentes compactas ou de LED. Além disso, fazer a limpeza das luminárias aumenta o aproveitamento da luz sendo gerada.

6. Se o lugar em que você mora é predominantemente quente, opte por pintar a casa com cores claras. Se for ao contrário, paredes escuras ajudam a aquecer o ambiente.

7. Instalar um aerador em chuveiros e pias ajuda a reduzir pela metade o fluxo da água misturando-a com bolhas de ar.

8. Recolha a água da chuva em baldes e bacias e use para lavar calçadas e carros.

Fonte: http://bit.ly/1GviIYP