sao-joao

A comemoração nas épocas entre junho e julho é uma prática europeia, mas que se  incorporou à cultura brasileira através da “festa junina”. A festividade no São João é parte do costume em cada canto do país e, para a comemoração ser ainda mais especial, pode acontecer no conforto da sua casa. Para isso, separamos algumas dicas para você organizar a sua própria festa de São João:

Convite
Elabore um convite digital ou impresso com a temática caipira da data. Se a intenção é fazer algo manuseável, inspire-se colocando fitas coloridas ou pedaços de tecido xadrez.

Traje
Quanto mais criativo, melhor! Sugira opções de trajes confortáveis que envolvam a temática da festa, como chapéus de palha, camisas xadrezes, calças ou vestidos remendados.

Comidas
O cardápio da festa de São João pode ser variado, porque existem diversas comidas típicas para essa data. Uma dica é preparar receitas mais elaboradas como canjica, pinhão e milho verde e sugerir aos convidados que contribuam com pratos ou guloseimas, como cocadas, pés de moleque e amendoim doce.

Aqui vai uma lista de alimentos que podem fazer parte da sua comemoração:

Salgados
– Pastel de carne

– Espetinho

– Torta de frango

– Cachorro-quente

Doces
– Pipoca doce

– Bolo de milho

– Arroz-doce

– Maçã do amor

Coquetéis

Todo mundo sabe que o quentão é a especialidade no São João, mas você pode aprimorar a receita fazendo de outros sabores como o quentão paulista, de morango ou com mel e licor. Além dessa especiaria, você também pode servir vinho quente ou batida de frutas.

Decoração
Organizar uma festa junina dentro de casa requer alguns cuidados: o ideal é deixar o espaço livre de obstáculos, por isso arraste os móveis para as extremidades do lugar e garanta que seus convidados não terão dificuldade para circular. Reserve uma superfície – pode ser a mesa da sala – para colocar os comes e bebes. Você pode enfeitar com palha e decorativos como lacinhos.

Se tiver algo que não pode faltar na decoração da sua festa, são as bandeirinhas. Recorte-as de revistas, jornais ou tecidos xadrezes e pendure-as pela casa com barbante.

Brincadeiras
O clima festivo precisa conquistar a todos, por isso, para deixar a festa ainda mais divertida, sugira brincadeiras como cabra-cega, corrida de saco e pau-de-sebo.

Música
Selecione músicas típicas e alegres e monte uma playlist para embalar a sua noite.

2406-interna2

Gostou da ideia? Agora é hora de fazer a lista de seus convidados.