Se há uma certeza é a de que vamos chegar na terceira idade. E isso não deve ser motivo de angústia: qualquer fase da vida pode ser uma delícia, se você aproveitar os momentos e preservar sua saúde até lá.

Não importa a idade, vale a pena mudar comportamentos que promovam viver com mais saúde e disposição, principalmente no futuro. Uma terceira idade saudável está ligada à diminuição dos riscos de doença, ao bom funcionamento do organismo e à manutenção das relações sociais, e mais: é ter poucas limitações, preservar as funções do organismo e executar tarefas (fazer compras, pagar contas no banco ou deslocar-se pela cidade).

O cuidado com a sua saúde  deve estar ao longo de toda a vida e maturidade – não adianta se cuidar só a partir dos trinta, quarenta e poucos, viu!? É uma constante caminhada. A prática de exercícios físicos como forma de evitar o sedentarismo, assim como uma alimentação balanceada é fundamental. Evite os excessos de gorduras, prefira óleos vegetais, frutas, legumes. Não consuma tanto álcool, tire duas ou três manhãs na semana pra caminhar. Você vai sentir toda a diferença, além de preservar a sua terceira idade.

Menos estresse? Sim, isso é fundamental pra manter a saúde em dia. Evite situações que o incomodem e aposte em atividades que estimulem o cérebro, isso ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio lógico e a linguagem. Ah! Não esqueça do acompanhamento médico durante todo o tempo, assim você pode identificar possíveis problemas de saúde e tratar antes de chegar na velhice. A hipertensão, por exemplo, é uma doença que só agrava com a idade, por isso, comece a cuidar agora. 😉

O seu relacionamento com as pessoas influencia diretamente no seu bem estar e na manutenção da sua saúde. Mantenha contato com a família, amigos e os vizinhos. Além disso, invista em noites bem dormidas, respeitando o descanso mental e o físico do seu corpo (o ideal para um adulto de sete a oito horas de sono).

Ah! Busque fazer coisas que você goste: leia, veja séries, ouça música. Nada como aproveitar a vida e chegar na terceira idade pronto para aproveitar ainda mais, sem se preocupar com nada. 😉