Despensa, escritório, closet, quarto de hóspedes: sem diaristas pernoitando no local de trabalho, a dependência, muito presente em apartamentos antigos, pode ser transformada e atender às necessidades do morador.

Na maioria dos apartamentos, tais ambientes se tornam depósito de todo tipo de coisa, já que caíram em desuso. Por isso, projetos que transformam essa peça tem sido cada vez mais frequentes! É claro que com as mudanças culturais e de trabalho os apartamentos novos já não possuem essa área na planta, mas para quem ainda tem, vale investir em uma mudança e otimizar espaços.

A nova função da dependência pode variar de acordo com as necessidades do proprietário ou até mesmo em função da sua localização em relação aos outros cômodos no apartamento. Quer ter uma ideia? Se a peça for próxima do seu quarto, pode servir como escritório ou closet.

Já entendeu a ideia, né!? Está na hora de transformar esse cômodo em algo diferente. É por isso que trouxemos algumas sugestões do que você pode fazer com o antigo quarto de empregada – e do que vai precisar:

Escritório ou ateliê: indicado para você que gostaria de um espaço para trabalhar ou ler com mais tranquilidade em casa. Esse ambiente pode abrigar bancada de trabalho, prateleiras e uma poltrona.

Closet: se você precisa de mais espaço para guardar roupas e sapatos, essa é uma aposta! O closet também pode ter espelhos e uma penteadeira. Que tal?

Quarto de brinquedos: seu filho (a) precisa de mais espaço para brincar? Sem problemas: Coloque cestos para organizar os brinquedos e um tapete macio (pode ser de E.V.A) para as crianças brincarem.

Despensa: se você precisa de mais espaço para armazenar alimentos, itens da cozinha ou eletrodomésticos, planeje armários de fácil visualização nesse cômodo. Crie uma planilha para organizar os mantimentos armazenados neste local.

Rouparia: tenha um espaço extra para guardar roupas de cama, mesa e banho. Além de prateleiras e armários para organizar esses itens, você pode colocar uma tábua de passar roupa para otimizar o espaço da lavanderia.

Sala de ginástica: se você prefere se exercitar em casa, opte por transformar esse cômodo em uma sala de ginástica. Garanta que esse ambiente tenha uma boa ventilação e iluminação. Ah! Não se de esqueça de conferir a metragem quadrada para escolher os equipamentos, é provável que você tenha que optar entre uma esteira ou uma bicicleta ergométrica devido às dimensões dos aparelhos e do espaço. Coloque um espelho e uma barra para ajudar no alongamento.

Viu só? É muito fácil fazer mudanças em casa. 😉