Se enganou quem estava pensando em passar o São João em branco: esse evento é tão tradicional quanto o Carvanal brasileiro, marcando presença na agenda de todas as regiões do país. Por isso, nada mais justo que entrar no clima dessa data, não é!? E se você não tá afim de ir na festa daquele seu vizinho, pode organizar a sua própria e chamar as pessoas que gosta pra curtir com você.

Pra montar um arraial em casa, comece organizando a zona de circulação do evento, assim fica mais fácil de saber onde decorar. Guarde objetos que normalmente ficam em cima dos móveis, dando espaço à decoração da festa. Se puder, recolha parte do mobiliário como, por exemplo, uma poltrona grande no meio da sala – ela pode ser substituída por banquinhos menores e empilháveis durante o seu ‘arraiá’. Aumente a área dos convidados, até porque pode rolar uma dança em quadrilha!

Por ser um evento supertemático, vale investir na decoração: bandeirinhas de jornal ou revistas antigas e itens coloridos não podem faltar! Se o lugar que você escolheu para a festa não possui nenhum ambiente externo para a famosa fogueira de São João, improvise com papel-celofane! Balões tradicionais de origami com papel sulfite colorido também são uma aposta criativa. Além disso, você pode pendurar chapéus de palha nas paredes, ou forrá-los com juta e colocar algumas guloseimas dentro, como pipoca e rapadurinhas.

Na mesa das comidas, invista em uma toalha xadrez, além de bandejas de madeira e cestinhos de palha para servir essas delícias. Ah! Vasos de flor também ajudam a relembrar esse estilo caipira. Deixe as superfícies dos móveis livres, como rack de TV, aparadores, balcões, para os convidados apoiarem as bebidas. Copos da casa podem ser identificados com adesivos em formato de bandeirinha – assim fica mais fácil pra você recolher e os convidados não se confundirem, né?

E festa alegre tem muita brincadeira – ainda mais a de São João. Prepare um roteiro pra divertir todo mundo: você pode usar um balde ou forma para criar uma pescaria – você só precisa de um pouco de areia, dos peixes e varas de pescar. Ou, que tal, um jogo de argolas? Use algumas garrafas PET para serem os alvos e as argolas para serem atiradas. Ah, e claro: disponibilize cartõezinhos e canetas coloridas para seus convidados trocarem recados. Quem sabe não sai um “casamento na roça” disso tudo? :p

Não esqueça de pedir que todo mundo vá vestido a caráter para sua festa: trancinhas, bigodes falsos e roupas xadrez. Assim, fica muito mais divertido aproveitar a festa! Boa sorte e, depois, nos conte como foi o seu São João em casa – já estamos ansiosos pra saber.