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Ano novo, vida nova. É clichê, nós sabemos, mas é que não queremos que você se esqueça de todas aquelas promessas que você fez na virada. E a gente espera que, entre elas, esteja levar uma vida mais saudável em 2017. Como se faz isso? Aliando uma alimentação balanceada à prática de exercícios. Pode ser um desafio, mas os resultados compensam, pode ter certeza! Tudo é uma questão de organização, disciplina e comprometimento. 🙂

Confira algumas dicas para transformar a promessa em ação:

* Analise o seu dia a dia e a sua dieta. Observe se você faz a maioria das refeições na rua, se fica muito tempo sem se alimentar e come em grandes quantidades em determinado horário do dia. Monte um cardápio equilibrado e, ao longo da semana, veja como encaixá-lo na sua rotina. Ele deve ter pelo menos seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

* Faça do café da manhã a sua prioridade. Ele mantém o metabolismo acelerado e ajuda a queimar calorias. É importante incluir grãos, como aveia, quinoa ou linhaça, fontes de fibra que ajudam no funcionamento do intestino, previnem o colesterol ruim e favorecem o emagrecimento. Substitua o pão branco pelo integral e inclua uma fruta na refeição. Você também pode apostar no suco verde, um aliado na perda de peso.

* Faça lanches, eles mantêm o metabolismo funcionando bem! Procure reduzir os pães e, se for comer, prefira os integrais. Opte por porções de castanhas, amêndoas, nozes, frutas secas, banana, uva e até tomate cereja, fáceis de carregar. Barras de cereais caseiras também são boas opções.

* Capriche no almoço. Inclua refeições com folhas verdes, grãos, carboidrato, leguminosas, legumes, carne grelhada ou outra fonte de proteína. De sobremesa, uma fruta.

* No jantar, faça uma refeição leve. A tapioca, por exemplo, é de fácil digestão e poucas calorias. Sopas e saladas também são opções nutritivas.

* Na ceia, coma uma fruta ou uma porção de gelatina sem açúcar. Quanto mais leve a alimentação, maior a chance de uma noite tranquila de sono.

* Substitua refrigerantes por sucos naturais (sem açúcar), água saborizada, água de coco ou chá de ervas.

* Beba pelo menos dois litros de água durante o dia.

* Não fique mais do que três horas sem se alimentar.

* Evite bebidas alcoólicas. Se for beber, opte por uma taça de vinho tinto à noite: ele protege o coração e ajuda a reduzir o estrogênio, hormônio que, em excesso, pode levar ao ganho de peso e ao aumento do risco de câncer, osteoporose e doenças da tireoide.

Além de mudar a alimentação, é importante incluir uma atividade física na rotina. Não precisa ser na academia, viu? Trocar o elevador pela escada e o carro pela bicicleta ou por trajetos a pé já ajuda! Descubra a atividade física de que você mais gosta e que melhor se encaixa na sua rotina.
Agora sim, um ótimo ano novo. 🙂