Ruined interior in the building

Aí vai a legítima história do velho que não sai de moda: os apartamentos antigos viraram tendência no mundo da arquitetura e os preferidos na hora de comprar ou alugar um imóvel. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a estrutura dessas residências tem várias vantagens para quem está a fim de se mudar para um lugar aconchegante, cheio de personalidade e sem gastar tanto dinheiro.

Além do charme dos edifícios, os apartamentos antigos também têm outras qualidades, como plantas com ambientes amplos, pé-direito alto e esquadrias que garantem mais conforto para os moradores (e mais espaço, também). Além disso, o valor do m² costuma ser inferior ao de um novo, o que certamente favorece na hora de reformá-lo.

Outra coisa: os edifícios costumam ter identidade e qualidade construtiva. Neles, as lajes tendem a ser mais espessas – o que causa menos barulho entre os pavimentos, ambientes mais espaçosos e iluminados e elementos próprios que você pode querer preservar, como revestimentos de pisos e de paredes únicos e superdiferentes! Outras coisas como cobogós, esquadrias com venezianas, sistemas elaborados e até mesmo louças sanitárias com design diferente e único também fazem parte.

As desvantagens em investir em um imóvel antigo são poucas, mas existem. Dentre elas, estão a necessidade de obra – para quem não gosta muito é chatinho – não ter opções com garagem na maioria das vezes e não ter áreas de convívio social, como piscina e academia. De resto, se você curtir a ideia, é um bom investimento!

Dê uma olhada nestas dicas para você não errar na hora de escolher o seu:
Ficar de olho na estrutura: perceber fissuras, infiltrações, identificar se as paredes são estruturais, revisar instalações elétricas, de água e de esgoto. Assim você saberá se os custos do imóvel realmente valem a pena;
Contrate um profissional para ajudar você a avaliar a situação física do imóvel antigo e informe-se das condições legais do lugar também;
Avalie a existência de cupins nos rodapés, esquadrias e marcenaria. É importante se livrar desses bichinhos antes de instalar móveis novos no apartamento.
Recupere e mantenha itens originais do apartamento para valorizar a sua história.
Escolha opções de móveis planejados para otimizar o espaço: além de não prejudicarem a circulação, trazem mais funcionalidade para o seu novo apartamento. Você também pode combinar itens antigos com contemporâneos para deixar o apartamento mais atraente.

Anotado? Boa sorte em escolher o seu novo apartamento antigo. 😉