Tão importante quanto uma casa para relaxar depois de um dia cansativo, é um local de trabalho harmonioso e que possibilite a você trabalhar com entusiasmo. Ambientes corporativos agradáveis e bem planejados exercem grande influência na produtividade, por isso é preciso atentar-se a detalhes que farão diferença e trarão benefícios para o seu bem-estar e para o conforto dos seus clientes.

O planejamento da estrutura e da decoração do ambiente estará ligado ao segmento de trabalho que funciona no local. Dos pequenos escritórios em residências às lojas no comércio, o seu conforto está em equilíbrio com a sua qualidade de trabalho. Muitas vezes, o local da prática da profissão é onde as pessoas passam mais tempo, por isso um dos principais cuidados ao fazer a escolha da decoração do seu lugar de trabalho é com a mobília, que será peça-chave para o seu bem-estar. Algumas considerações quanto aos móveis de escritório:

#A altura e a postura irão mudar de pessoa para pessoa. Se você trabalha sozinho, precisa de uma cadeira ideal e ajustada ao seu padrão. Se trabalha com outras pessoas, cada um precisa ter móveis adaptados para suas necessidades ou que tenham alguma regulagem e de fácil mobilidade.

#Acolchoados ou almofadas tornam o trabalho mais aconchegante e são um descanso para as costas.

#Mesas precisam ter espaço suficiente para o material de trabalho necessário — computadores, livros, revistas, matérias de colagem —, tanto na parte superior, quanto nas laterais como gaveteiros para guardar pequenos objetos ou espaços para colocar outros instrumentos, como a CPU ou o gabinete de um computador. É importante que pessoas muito altas tenham um suporte para os pés, pois os joelhos devem estar à altura da articulação.

#Luzes fluorescentes e frias com temperatura inapropriada podem causar estresse e perturbar a visão. Por ser um lugar onde você precisará de muita atenção para produzir, o ideal é que sejam utilizadas lâmpadas LED, já que iluminam de forma efetiva, com luz mais quente e acalmam o local.

#Há a predominância do branco na coloração de ambientes corporativos, o que não significa que você não poderá explorar outras tonalidades, aguçando o humor e estimulando a criatividade, como o azul (supercalmante) e o amarelo, para tornar as pessoas mais otimistas. Se você não quiser mudar a cor das paredes, pode investir em pequenos objetos decorativos, para dar uma colorida no espaço.

#Não esqueça que o ambiente precisa ter, antes de tudo, a sua cara. Coloque alguns objetos que representam a sua personalidade, sem exagerar para não gerar sensação de bagunça.

Separamos alguns exemplos de ambientes corporativos Italínea para inspirar você.

internadestaque_internainterna1