O desejo de renovar a casa parece sempre ser trabalhoso: várias ideias, mas você não sabe por onde começar. Ao contrário do que as pessoas pensam, transformar os ambientes nem sempre requer grandes reformas: algumas mudanças na decoração fazem toda a diferença. Renovar o piso, por exemplo, é uma alternativa , porque além de não exigir mudança de material – sendo mais acessível – explora sua criatividade e transforma completamente os lugares da casa.

Além de evitar quebra-quebra, pintar o piso é algo que pode ser feito por você e economiza mão de obra. Antes de qualquer coisa, porém, você precisa ter em mente qual é a ideia para o ambiente e como dar o seu toque pessoal para deixá-lo ainda mais a sua cara. Você gosta de estampas? Cores neutras ou vibrantes? Você pode contrastar a escolha com os móveis e com as composições internas do lugar.

Existem diversas formas de renovar o piso, dentre elas o uso de artes, que chama a atenção para essa parte do cômodo, e o uso de tapetes modulares que cobrem o chão, exibindo estampas diferenciadas. Você também pode apostar no restauro em pisos de madeira com o uso do verniz ou revestimento de PVC sobre o já existente.

Dentre todas as opções de renovação, a mais comum, geralmente utilizada sobre pisos de cerâmica ou concreto, é a pintura. Além de ser uma forma mais econômica, você pode usar sua criatividade. Você só precisa da tinta específica para o tipo de piso – no mercado, existem diversas, principalmente as acrílicas foscas que são de fácil aplicação e resistentes.

600x500px Internas

Veja o passo a passo de como pintar o piso, você mesmo pode fazer.

Você vai precisar de:

· Tinta para fundo branco (bicomponente + tinta)

· Bandeja para pintura

· Rolo para aplicação

· Fita-crepe

· Misturador de tinta

· Trincha

· Rolo de lã

Como fazer:

1) Certifique-se de que não há rachaduras, furos ou pedaços quebrados no piso. Caso haja, rejunte de azulejo ou massa acrílica podem ser utilizados para o devido reparo. Depois disso, lixe-o para que a superfície esteja lisa para receber a camada de tinta.

2) Elimine resíduos de gordura e pó com detergente e água, aplique o fundo epóxi na superfície, criando uma base aderente para a tinta acrílica. Antes de começar, proteja o limite das superfícies que não serão pintadas com fita-crepe e faça o recorte com a trincha.

3) Realize a pintura com o rolo para a aplicação de epóxi, cobrindo a área que receberá a tinta acrílica. Essa etapa é fundamental, pois garantirá a durabilidade do acabamento, que é indicado para ambientes de médio tráfego (com resistência moderada à abrasão).

4) Aguarde o tempo recomendado pelo fabricante para a secagem da camada epóxi e dê início à pintura acrílica. A tinta deve ser diluída segundo as indicações da embalagem. Assim como nas duas etapas anteriores, inicie o processo de cobertura, contornando a área a ser pintada com a trincha.

5) Use o rolo de lã para pintar a superfície de cerâmica. Para que a distribuição da tinta na ferramenta seja uniforme, faça uso da bandeja para a pintura.

6) Depois de cobrir, é só esperar secar.

600x500px Internas2

Tudo pronto, gostou? 😉