Antes mesmo de um filho chegar ao mundo, já vamos pensando nas roupas, brinquedos e na decoração do quarto do bebê, não é mesmo? O que mais queremos é construir um ambiente agradável e bonito para o novo integrante da família. Se você está esperando um filho ou tem alguma amiga que está, preste atenção nessas dicas:

– Não exagere na decoração. Apesar da grande vontade de enfeitar e deixar o quarto o mais bonito e criativo possível, deve-se levar em conta que o bebê precisa de um ambiente calmo para repouso, e não de um local cheio de cores. Objetos demais no quarto podem trazer excesso de pó e tirar a tranquilidade da criança.

– Procure por cortinas que protejam suavemente o bebê do sol e opte por cores claras para não agitá-lo muito.

– O cômodo deve ser tranquilo e estar longe de ruídos que possam prejudicar o descanso. Também é essencial que a área seja de fácil acesso, para que o seu choro seja rapidamente ouvido pelos pais.

– Deixe a cama encostada em uma das paredes laterais. Desta maneira, o chão fica livre para a montagem de brinquedos e para a circulação.

– Um toque de diversão, para quebrar o neutro, é muito bem-vindo. Almofadas ou bichinhos coloridos, beliches com escorregadores, amarelinhas e tapetes de borracha são uma ótima pedida.

– Um rádio ou equipamento de som é um item importante neste cômodo, pois a música pode ser utilizada para facilitar diversas atividades da criança.

– Espelhos estimulam o desenvolvimento e a autoestima do seu filho. É interessante pendurá-lo na parede desde cedo, para que a criança vá crescendo e se auto conhecendo.