O vinho é uma bebida largamente consumida no país durante o ano inteiro, mas você sabe como manter e conservar as suas garrafas adequadamente? O ideal é investir em uma adega climatizada, mas caso isso não seja possível, você deve observar alguns cuidados simples para guardar seus vinhos.

A grande vantagem de uma adega climatizada é que ela pode armazenar os vinhos por um tempo maior, pois existe o controle da temperatura. Caso as garrafas sejam guardadas em outros locais, a sua “vida” é reduzida em até seis meses para os vinhos tintos e em três meses para os brancos. Após esse tempo sem o controle da temperatura é possível que o vinho tenha suas características alteradas. É importante também deitar as garrafas em posição horizontal para manter a umidade da cortiça.

Prefira sempre locais escuros para abrigar seus vinhos, pois mudanças de ar, luz e temperatura prejudicam a bebida. Não agite as garrafas e nem permita que elas fiquem em contato com alimentos ou substâncias com odores fortes.

Tendo em mão essas dicas, é só aproveitar e abrir um bom vinho para o jantar!