01-12-dest
Cozinha bem equipada é aquela que tem tudo que você precisa, mas com tantos apetrechos gourmet, fica difícil mantê-la organizada. Armários e gavetas são muito úteis, mas às vezes podem esconder uma pequena bagunça. A melhor forma de não perder tempo procurando aquela tampa de pote perdida, ou a faca específica que você não sabe onde guardou, é deixando cada coisa em seu lugar de um jeito mais prático.

É quase lei universal guardar os talheres mais utilizados na primeira gaveta. Agora, imagina guardá-los na última gaveta e ter que se abaixar toda hora para pegá-los? Não faria sentido. Isso porque a forma mais prática é a que os deixam mais acessíveis, e é assim que se deve pensar na hora de arrumar todas as outras coisas na cozinha.

Então, aí vão algumas dicas para deixá-la de um jeito que você não vai se perder:

1. Ver tudo o que precisa ser guardado: Se você vai arrumar as coisas pela primeira vez, fica mais fácil. Caso contrário, retire tudo dos armários e gavetas, e organize desde o começo. Elimine o que você acha que não precisará mais, como objetos quebrados, rachados, alimentos fora da validade, etc.

2. Limpe bem os armários: Passe um pano com vinagre ou limpe com água e sabão de coco. Tire migalhas, manchas de gordura, etc. Além de manter o armário limpo, isso ajuda a conservá-lo por mais tempo.

3. Comece a guardar:

Gavetas: Use divisórias na hora da arrumação das gavetas. Os talheres devem ficar agrupados por função e na primeira gaveta. Na segunda, guarde os talheres e utensílios menos usados, como pegadores e espremedores. Nas últimas gavetas, guarde panos de prato, aventais, luvas térmicas, etc.

Armários: Há bastante espaço nos armários, por isso tente agrupar as peças: primeiro, louças finas e os itens de festa devem ficar em um lugar menos acessado, como em cima do móvel. Os itens usados diariamente, como jogo de pratos, copos, canecas, devem ficar mais acessíveis, como em armários em cima da pia. As panelas precisam ficar próximas ao fogão. Guarde as menos usadas no fundo e as mais usadas na frente do armário. Potes plásticos podem ser guardados tampados ou uns dentro dos outros. Os potes de temperos devem ser padronizados e, de preferência, etiquetados, podendo ser colocados em uma bandeja dentro do armário. As travessas e refratários são frágeis, mas se você tomar cuidado para manusear, podem ser alocados em lugares um pouco mais altos. Cuidado na hora de empilhar; leve em consideração o peso, pois eles podem trincar e até quebrar. Os eletros devem ser guardados limpos e com todos os seus acessórios.

Fonte: http://bit.ly/1xaWBN4