interna

Viajar é ótimo, mas, para muitas pessoas, arrumar a mala pode ser uma dor de cabeça. Você é uma delas e não sabe nem por onde começar? A gente ajuda. Um bom primeiro passo é fazer uma lista, uma forma de organizar o pensamento e a criar uma estratégia na hora da arrumação. Considere alguns fatores como: quanto tempo você vai ficar fora? Para onde vai? Como é o clima? Vai ter a possibilidade de lavar roupa? Que tipo de atividade pretende fazer?

Para selecionar as roupas, o segredo é escolher peças versáteis, que combinem com várias ocasiões e com mais de um item. Trace estratégias e monte looks com o que está levando. Por exemplo: escolha um shorts que combine com três camisetas diferentes e, ao mesmo tempo, as camisetas também combinem com a calça que você levar.

Se for à praia, lembre-se de que é muito provável que o visual não vá muito além de roupa de banho e chinelos, ok? Se for para um lugar frio, escolha um casaco pesado, de preferência com uma cor neutra, que vá bem com todas as suas roupas. Quando for selecionar os sapatos, use os mesmos critérios, dando preferência a tons neutros.

Existem vários tipos de dobras que ajudam a otimizar os espaços. Deixe a peça o mais compacta possível! Se estiver disposto a investir, aposte em um saco a vácuo com bombinha, que reduz bastante o volume das peças. Colocar meias dentro do sapato também ajuda a economizar espaço.

Além das roupas, pense em outros itens indispensáveis, como documentos e cartões de banco; eletrônicos e cabos para carregá-los; uma bolsinha com os remédios e os cosméticos que você costuma utilizar, e outra com os acessórios. É melhor dividir os itens em vários compartimentos do que usar apenas um de tamanho grande, pois são mais fáceis de acomodar e aproveitar os espacinhos.

Para levar shampoo, condicionador, cremes e outros cosméticos, use frascos pequenos para viagem, para não pesar a mala à toa. Se for viajar de avião, lembre-se de preparar uma malinha de mão com os itens mais importantes e verificar com a companhia aérea o que é permitido ou não levar a bordo.

Por último, faça um checklist a partir daquela lista que organizou lá no começo!