A Italínea lançou recentemente os novos Padrões 2015 dos seus produtos. Aliando estética e praticidade, a empresa se inspirou em diversos elementos da natureza, como as dunas do deserto, passando pelo clima selvagem da África e pelas rochas vulcânicas, até o movimento das cidades.

Ari Piovesana Junior, Letícia Farina e Raquel Salini, da equipe de Engenharia e Desenvolvimento de Produto da Italínea, contaram para o blog Viver e Decorar como foi o desenvolvimento e as características de toda a coleção.

Como foi o processo de definição dos Padrões Italínea 2015?
Esse processo aconteceu há muito tempo. Na verdade, o estudo que realizamos não tem um início e um fim definidos. Trata-se de um processo constante da equipe de desenvolvimento no qual vamos reciclando, atualizando e aprimorando a linha, conforme o momento em que vivemos. Vale ressaltar que nesse trabalho é imprescindível um olhar para o passado que nos faz absorver as mudanças e perceber o futuro.

Quais os fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento das coleções?
Partimos da definição de um briefing, para a qual utilizamos ferramentas que medem a performance dos produtos e padrões nos pontos de venda como, por exemplo, o estudo de Ciclo de Vida do Produto. Além disso, claro, é preciso observar as tendências mundiais de mobiliário. É através desses fatores que conseguimos captar quais os padrões que serão favoráveis e essenciais à linha da Italínea, traduzidos para o nosso mercado de atuação.

E como foi a criação dos lançamentos?
Desenvolver essa coleção foi uma responsabilidade muito grande, porque tivemos de contemplar também a renovação dos grandes padrões de sucesso da Italínea – que, por essência, são altamente comerciais e componíveis. E esses, por sua vez, tinham a incumbência de nortear todos os novos padrões e combinações da linha.

Cada padrão dos lançamentos 2015 foi pensando e estudado minuciosamente. São desenvolvimentos únicos e exclusivos que têm sua particularidade e sua peculiaridade, transpondo, através de seus desenhos e cores, sentimentos que acalmam, surpreendem e renovam. Buscamos, em lugares distintos, conceitos inspiradores que pudessem traduzir as formas, texturas e tonalidades atribuídas a cada padrão.

E quais são os novos Padrões 2015?
Os padrões são Saara, Urban, Fendi, Savana, Vesúvio e Amarelo. As tendências são apresentadas através destes padrões por uma grande inspiração visual equilibrada, tornando-os harmônicos entre si. Desta forma é possível fazer infinitas combinações. Podem ser usados em conjuntos ou simplesmente sozinhos, já que cada um se caracteriza por uma riqueza incrível.

Como estão organizados os padrões 2015 e quais as cores que melhor harmonizam com eles?
Como a coleção tem padrões que vão do claro ao escuro, os distribuímos entre madeirados, unicolores, pedras, metais e concretos, que se apresentam em diferentes texturas e acabamentos. A combinação e harmonização entre as cores são infinitas e dependem do gosto do consumidor.

Conheça os novos padrões:

A linha Saara contém peças inusitadas, como as dunas do deserto: mutáveis e inconstantes, mas sempre fortes. A coloração do deserto e a textura da areia podem ser encontradas em detalhes da série.

A linha Urban é inspirada nos grandes projetos urbanos e vias de trânsito. Caracteriza-se por ambientes funcionais, que facilitam o cotidiano do morador. Nesse estilo predominam as cores sóbrias e cinzentas das cidades.

Assim como os derramamentos da lava que criam formações rochosas, permanentes e duradouras, as peças da série Vesúvio são consistentes e se impõem no ambiente, impactando qualquer visitante.

A série Savana conta com ambientes descontraídos, que remetem ao clima selvagem da África. Com este padrão, cada ambiente se torna uma nova exploração cheia de descobertas. As ricas paisagens da savana africana refletem-se no estilo único das peças.

Inspirada na sustentabilidade, a linha Amarelo Pet utiliza o Pet reciclado na produção dos materiais. A grande novidade deste lançamento é o amarelo, uma cor jovem e com muito estilo.

Por fim, o Fendi é uma linha versátil muito utilizada em dormitórios por proporcionar a sensação de aconchego. É um tom neutro e usual de cor clara e textura leve.

19-06tripa