Você já deve ter ouvido falar do veganismo em algum momento. Hoje, os meios de comunicação colocam em pauta esse assunto, por isso tornou-se mais comum encontrar quem pratique os costumes dessa cultura. Mas que costumes são esses? Basicamente, os veganos procuram excluir de sua vida formas de exploração e crueldade contra os animais, sejam elas para alimentação, vestuário ou outra finalidade.

Além de não usarem couro, seda e lã no vestuário, lutarem contra o uso de animais para diversão e evitarem o consumo de cosméticos e medicamentos que contenham componente animal, quem adota esse estilo de vida muda completamente a dieta: nada de carnes, leites, queijos, salsichas, ovos, mel, banana, manteiga ou qualquer outro alimento com essa origem.

Por ser bem rígida, a alimentação dos veganos pode ser questionada, mas ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é possível sim manter uma alimentação saudável e com todos os nutrientes necessários sem o consumo de alguns alimentos, desde que você tenha acompanhamento nutricional que o ajude a montar suas refeições. A dieta proporciona saúde e equilíbrio com aproveitamento de todas as vitaminas e substâncias benéficas dos vegetais, que por conta da variedade, acaba sendo bem saborosa. Ah, além disso, existem centenas de alimentos naturalmente veganos, como arroz, feijão, hortaliças, castanhas, entre outros.

Todo mundo pode fazer a sua parte reduzindo o consumo de carnes e seus derivados, preservando a vida dos animais. Se gostou da ideia e quer mudar um pouco da dieta, vamos mostrar 4 receitas totalmente veganas. Pegue o caderninho:

Pãozinho sem glúten de batata-doce

Ingredientes:

1 xícara (chá) de bata-doce assada sem casca;
2 colheres (sopa) de polvilho doce;
2 colheres de sopa polvilho azeite;
1 colher (sopa) de flocos de amaranto;
2 colheres (sopa) de óleo de coco;
1 colher (chá) de sal rosa do Himalaia;
1 punhado alecrim;

Modo de preparo: misture todos os ingredientes. Unte uma forma com óleo de coco. Faça bolinhas e leve ao forno preaquecido por 25 minutos.

Dica: deixe a batata-doce de molho de um dia para o outro, eliminando assim os antinutrientes que causam desconfortos abdominais.

Espaguete de abobrinha ao sugo

Ingredientes:

150g de abobrinha cortada em lâminas finas;
1 dente de alho ralado;

Molho:

50g de tomates picados em cubos pequenos sem sementes;
½ cebola (aproximadamente 20g);
azeite extravirgem (a gosto);
sal (a gosto);
1 dente de alho;
manjericão (a gosto);
½ xícara (chá) de polpa de tomate;

Modo de preparo: para o espaguete, fatie a abobrinha em lâminas finas e reserve. Doure o alho ralado em um fio de azeite. Desligue o fogo. Ainda quente, acrescente a abobrinha já cortada tipo espaguete. Salpique com sal.

Obs: A abobrinha não vai ao fogo! O calor da panela já basta.

Para o molho, em uma panela, doure a cebola no fio de azeite, coloque o molho de tomate e refogue. Acrescente o tomate já cortado e desligue o fogo logo em seguida. Finalize salpicando com sal e sirva.

Nhoque de aipim com molho de abóbora cabotiá e cogumelos

Ingredientes:

Nhoque:

1 xícara (chá) de aipim cozido;
2 colheres (sopa) de farinha de arroz;
sal e noz-moscada a gosto;

Modo de preparo: amasse o aipim com os demais ingredientes, faça bolinhas e despeje em água fervente em uma panela. Retire assim que boiarem.

Molho:

1 xícara de abóbora;
salsinha;
sal rosa;
gengibre em pó;
canela em pó;
pimenta-do-reino e azeite a gosto;

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Salteie rapidamente alguns cogumelos paris frescos em um frigideira com um pouco de azeite e reserve. Monte o prato colocando os nhoques, cubra com molho de abóbora e finalize com os cogumelos.

AF-4098_Internas-2

Creme de couve-flor com alho-poró

Ingredientes:

1 couve-flor;
água, sal marinho ou rosa;
1 alho-poró,
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
pimenta-do-reino;

Modo de preparo: lave e corte a couve-flor em pedaços médios e cozinhe em água e sal. Bata a couve-flor cozida no liquidificador com a água do cozimento e reserve. Em outra panela, refogue o alho-poró no azeite de oliva e adicione o creme de couve-flor. Deixe ferver e tempere com sal e pimenta-do-reino se precisar.

AF-4098_Internas-1

Gostou? Para tornar mais gostoso o seu momento na cozinha, conheça nossos projetos (link) e prepare qualquer receita com muuuuuuuita praticidade.