Cada dia mais pessoas tem aderido à tendência contemporânea para sua decoração. E se repararmos bem, ela está presente em quase todos os lugares ao nosso redor… Não sabe quais as características? Confira abaixo e veja se você também é adepto.

– Um ambiente contemporâneo baseia-se na simplicidade, num aspecto muito clean e moderno, ou seja, tudo aquilo que tem surgido a partir da segunda metade do século XX.

– É caracterizado por silhuetas marcadas, peças angulares e traços simples.

– As matérias-primas são o vidro, pedra, cimento, metal, aço, mármore, madeira clara e escura.

– Alguns dos tecidos que normalmente se identificam com o estilo contemporâneo são o cabedal, alcântara, vinil, corda, bouclé, flanela, lã, algodão, linho, seda, caxemira e juta.

– Utilizam-se muito as formas geométricas, quer em elementos decorativos, quer em peças de arte.

– Usa muito cores neutras, onde se destaca o preto, branco, cinza, azul-acinzentado, bege, creme e castanho, podendo ser dinamizados com a aplicação de algumas cores mais fortes, como amarelo, laranja, vermelho, berinjela ou lilás.

– As paredes são normalmente claras e os tetos pintados de branco; no entanto, o uso de papel de parede também empresta um toque de contemporaneidade a este estilo.

– As janelas são decoradas com cortinas leves e esvoaçantes. A luminosidade é um fator chave deste estilo, por isso, há quem deixe as janelas completamente despidas.

– No chão prefere-se o assoalho em madeira, ladrilho ou pedra polida. Os tapetes devem ser lisos ou então estampados com formas geométricas.

– O estilo contemporâneo é marcado por algum despojamento

– Utiliza muito armários amplos e embutidos.

– Para evitar espaços muito vazios, combinam-se peças arredondadas com peças mais retas.