600x400

Nariz rosinha, miau de madrugada e companhia sincera: quem tem gatos em casa ou gostaria de tê-los saiba que esses pets são muuuito amorosos e adoram ser paparicados. Embora sejam mais independentes que os cães, também precisam de atenção e vários cuidados para permanecerem saudáveis e felizes – nesse caso, uma das coisas mais importantes é um ambiente preparado para recebê-los.

Se você já vive na companhia de um gato, veja se sua casa atende às necessidades que esse animal pede. Se ainda não tem, dê uma olhada nessas dicas para adaptá-la do jeito que esse pet ama e precisa:

Janela protegida? Gato em segurança

Gatos adoram explorar! Por isso, se você mora em apartamento e quer garantir a segurança do seu pet, ou mesmo em casa e não quer que ele dê a famosa fugidinha para a casa do vizinho, é importante instalar telas nas janelas. Existem várias no mercado e o preço varia bastante, mas você deve se preocupar em escolher um material de qualidade para não ter perigo! 😉

Muito conforto na hora de dormir

Esses felinos passam a maior parte do tempo dormindo. Cerca de 70% do tempo alternam entre sono leve e profundo. Já imaginou? Então, o ideal é ter caminhas confortáveis ou caixas acolchoadas em algum lugar da casa para que possam descansar (e muito). Assim, você evita que os gatos fiquem ocupando o seu sofá.

Tenha arranhadores e brinquedos
Afiar as unhas é uma das atividades prediletas dos gatos e eles precisam fazer isso para renovar as garras. Tenha pelo menos um arranhador em casa para que eles possam praticar essa atividade. Isso também evita que seu gato danifique qualquer estofado ou móvel da casa enfiando as unhas. Outra coisa: alguns brinquedos são importantes para entretê-los: bolinhas, cordas, algo que faça barulho e prenda sua atenção. Você também pode e deve participar da brincadeira de vez em quando. 🙂

Caixa de areia não pode faltar (n-u-n-c-a)

Assim como nós, os gatos vão bastante ao banheiro durante o dia, por isso é importante ter uma caixa e meia de areia para cada um – se você tem um gato, precisa de duas caixas, se tem dois, precisa de três caixas. Mantenha a areia sempre limpa e troque-a com frequência. Se você não fizer isso, seu gato pode prender a urina e acabar ficando doente.

Cuidar produtos e plantas tóxicas em casa

Algumas coisas podem ser importantes para sua casa, mas letais para o seu pet. Certas plantas que possam fazer parte da sua decoração, carregadores de celulares ligados na tomada que não estão sendo utilizados, ou produtos de limpeza espalhados podem prender a atenção do seu felino. Tenha cuidado com isso e mantenha o ambiente seguro.

Último item indispensável para o seu gatinho ficar sempre feliz: todo o amor do mundo e muito carinho. Mas isso você nem precisa se preocupar, é impossível não amar um animalzinho desses. <3