0909-interna

Você é do tipo que quer conhecer o mundo inteiro, gosta de trocar de lugar, mas quer sempre ter seu cantinho de volta o esperando? Bom, mas você sabia que pode morar em movimento? Com o mundo cada vez mais globalizado, a ideia de morar sobre rodas em vans, trailers, containers, casas sobre roda ou pré-fabricadas transportáveis viraram tendência.

Pode parecer sonho americano, mas não é. Embora o movimento de morar sobre rodas tenha começado nos Estados Unidos, em Airstream, a ideia já tem conquistado o coração de pessoas em todo o mundo. Ainda não vemos com tanta facilidade esses tipos de casas inseridos no meio urbano aqui no Brasil, mas você pode se inspirar para construir a sua, já que além de facilitarem o deslocamento, é um jeito de estar conectada com o mundo sem precisar sair de casa.

Existem diferentes tipos de casas móveis. As mais comuns, os chamados trailers e vans, são veículos automotores equipados com elementos de moradia, perfeitos para viagens e acampamentos nas férias. As casas sobre rodas, por sua vez, são construídas para estarem constantemente em movimento, podendo ser deslocadas através da conexão com um veículo automotor, podendo ter design tradicional ou contemporâneo. Um outro jeito de viver sobre rodas são as pré-fabricadas transportáveis, casas construídas parcial ou integralmente em galpão fabril e depois transportadas para o lugar a serem instaladas – esse tipo precisa de caminhões de transporte e de matérias para erguê-las.

Se você gostou da ideia, precisa saber de algumas coisinhas básicas: a primeira delas é que as casas móveis geralmente são sustentáveis, com sistema modular e sistema de energia renovável, priorizando soluções que visam a sustentabilidade. A segunda, é que essas casas precisam ser funcionais e práticas, com mobília interna funcional e o uso de nichos nas paredes. Ah, mas se você pensou que por serem compactos, os ambientes não serão confortáveis, está enganado: essas casas são planejadas com material leve e projetadas nos mínimos detalhes para você.

Coloque a “casa” nas costas e vá descobrir o mundo. A gente apoia você nessa. 😉  Inspire-se.