interna_blog_06

Uma coisa é certa: a casa fica ainda mais bonita quando leva um toquezinho especial na decoração. E, se você está pensando que precisa de muita obra para fazer isso, está enganado, porque pequenos detalhes, como objetos antigos personalizados, dão personalidade e vida nova aos ambientes. Além de você reaproveitar o que não usa mais de um jeito criativo, ainda exercita seu lado artístico e deixa o lar mais inspirador.

Sabe aquela almofada que não combina mais com a estampa do sofá, ou aquele vaso comprado há alguns anos que não ganha mais tanto destaque na mesinha de centro? Pois então, é aí que entra a customização. É fácil e ainda ajuda você a dar uma cara nova para esses objetos.

Ah, não é porque você deu uma repaginada na estrutura da sua sala que as almofadinhas que você ganhou de aniversário também não podem ganhar cara nova. Uma técnica moderna e perfeita para isso é a do estêncil. Com um molde de recortes vazados que formam figuras é possível personalizar aquelas almofadas e travesseiros lisos com uma estampa exclusiva. Já pensou em um cômodo composto por cores neutras ganhar estampa de flamingo nos objetos? A estampa é a nova tendência de decoração e veio para ficar, por isso dê uma olhadinha em como repaginar suas almofadas:

Materiais necessários:

●  Tintas para tecido
●  Prato pequeno
●  Esponja macia
●  Tecido de fibras naturais (algodão, linho, etc.)
●  Fita-crepe ou durex
●  Jornais velhos ou papel pardo
●  Moldes de estêncil

Modo de fazer:
1. Forre a superfície que servirá de apoio com jornais (ou papel pardo) para protegê-la.
2. Estique o tecido sobre a superfície protegida e prenda-o com fita-crepe ou durex e fixe o estêncil (com durex ou fita-crepe) sobre a parte do tecido que pretende estampar.
3. Coloque um pouco das tintas que deseja usar em um prato pequeno.
4. Molhe a esponja na tinta e comece a aplicá-la, pressionando suavemente de dentro para fora, nos espaços vazados do estêncil.
5. Destaque o durex das bordas do estêncil e retire-o cuidadosamente de cima do tecido. Deixe a tinta secar.
6. Repita a aplicação em locais diferentes da peça até que ela complete a padronagem.

Outro jeito supercriativo de reaproveitar objetos é personalizando porcelana. Já pensou em customizar uns vasinhos de planta para a sua cozinha? Esse ambiente da casa também merece sua atenção. Confira aqui como criar estampas para essas peças que ficam nas prateleiras:

O que você vai precisar para decorar os vasinhos:

Da caneta marcador permanente Sharpie preta para fazer os desenhos na porcelana e 20 minutos de forno em temperatura baixa para reforçar a fixação da tinta na peça.
* É importante que você se certifique, na loja em que comprar a porcelana, se a peça tem resistência a temperaturas mais elevadas.Agora é só soltar a imaginação.

Se você não tem habilidade com desenho, aposte em formas mais simplificadas como bolinhas, quadradinhos ou cruzinhas. Ou, então, se já tem um pouco mais de confiança no desenho, faça formas geométricas contínuas como zigue-zagues e xadrezes. Agora, se você já quer criar uma obra de arte, as formas étnicas e florais ficam lindas nessas peças!

Gostou? Então, hora de soltar o seu lado artístico. 😉