1407
Se a proposta é buscar uma vida mais leve em todos os sentidos, a casa, nosso refúgio, é fundamental para isso. Se aliarmos praticidade, charme e aconchego, colocando a nossa criatividade e o nosso desejo em cada peça, certamente teremos o ambiente que precisamos para relaxar após um dia de muito trabalho, agitação e stress. O banheiro, por exemplo, hoje não é mais um lugar apenas prático, mas funcional e valorizado, integrado aos demais ambientes. Complementa a decoração da casa e possibilita momentos de puro relaxamento e quietude.

Para criar um banheiro contemporâneo, com design clean, pode-se utilizar formas geométricas e linhas retas. Além do branco, as cores vibrantes continuam sendo uma tendência que ajuda a deixar o espaço moderno e criativo. Para uma decoração mais ousada, o uso da madeira mesclada a outros materiais dá um toque especial ao ambiente. A madeira teca, muito usada em barcos e móveis para a área externa da casa, pode compor o piso do banheiro ou ser instalada em decks, perto das cubas, dando um clima aconchegante. Chuveiros em madeira também são uma ótima ideia.

Busque inspiração em materiais e algo simples, como colocar novo rejunte nos azulejos e adesivos nas paredes, pintar os azulejos, trocar luminárias, a tampa do vaso sanitário e a lixeira. Objetos decorativos, plantas e flores descontraem o ambiente. Ganhe espaço com prateleiras, nichos e estante acima do vaso sanitário, assim como cestos de vime, de palha ou plásticos coloridos para os rolos de papel higiênico.

Todas essas possibilidades dão a você o merecido prêmio após uma rotina intensa que gasta a sua energia: um bom banho! Nada melhor do que chegar em casa e “esfriar a cabeça”, diminuir a tensão e se preparar para dormir bem. Mais do que a higiene, o banho é relaxante.  Deixe a água morna, que ajuda a descontrair os músculos, aliviando dores nas costas.

Um ritual que proporciona prazer e bem-estar inclui música, luz de velas, sais minerais e óleos essenciais puros – de alfazema, de lavanda, de rosa. Um travesseiro inflável ou uma toalha de banho, de algodão, ajudam a descansar o pescoço na banheira. Nos dias de calor, o chuveiro é um ótimo aliado. Aproveite o tempo no banho para fazer hidratação nos cabelos, máscaras faciais, esfoliação das mãos e dos pés, e escalda-pés.

Na banheira ou no chuveiro, use ervas naturais aromáticas. Quem não tem banheira pode fazer uma trouxinha de ervas, em pano permeável, e pendurá-la na ducha do chuveiro. Para o cansaço, escolha alecrim. Para refazer as energias, erva-doce. Para aliviar a fadiga física e mental, eucalipto. Para um sono tranquilo e restaurador, melissa e erva-cidreira. Massageie o corpo com esponjas e buchas naturais, que ativam a circulação. Use óleo hidratante, com enxágue, para tratar e amaciar a pele.

E se quiser investir em algo que está em evidência, decore o ambiente com um revestimento de pedras naturais em todo o piso do banheiro ou coloque um tapete de pedrinhas de jardim. Além de dar um charme à decoração, as pedrinhas servem para massagear os pés cansados, antes e depois do banho. Caminhando sobre as pedras, você vai experimentar uma sensação muito agradável e relaxante.