AF-2355-11_Internas_21_10

A decoração de paredes com adesivos tem tomado conta de casas e apartamentos por toda a parte. Na hora de decorar, é importante levar em conta o orçamento que você tem para a decoração e o quanto você está disposto a personalizar o ambiente. Por isso, o uso de adesivos é ótima alternativa para deixar tudo com a sua cara sem ter que recorrer à pintura, por exemplo. Confira alguns cuidados na hora de escolher o modelo ideal para a sua casa:

Tamanho
Você encontrará adesivos de diferentes formas e tamanhos. Os que tomam a parede por completo geralmente têm uma padronagem que se repete ao longo do ambiente (como um padrão) ou uma grande gravura. Como esses são mais caros que os adesivos menores, fique atento na hora da aplicação para que tudo fique perfeito. Com adesivos pequenos ou médios você fica mais livre para escolher e montar composições com mais de uma gravura, sem se preocupar tanto com a aplicação.

Modelos
Tamanho escolhido? Fique atento: existem duas opções, os vinílicos e os em tecido. Papéis de parede vinílicos, normalmente vendidos em pedaços menores, são práticos de serem aplicados e, posteriormente, limpos. Apenas um pano úmido resolve a situação sem grandes problemas. Já os em tecidos vêm em cortes mais largos, mas dão muito mais trabalho na hora da aplicação. A durabilidade depende da instalação e do uso, já que a exposição ao sol, por exemplo, pode desbotá-los facilmente. Depois que o tipo de material foi escolhido, chegou a hora de escolher o desenho/padrão do seu papel de parede. Opte por opções com as temáticas de natureza, pontos turísticos famosos, geométricos, frases ou aplicações infantojuvenil.

Cores
Tão importante quanto o tamanho e o modelo são as cores do adesivo. Prefira as que combinam e harmonizam com o resto do ambiente, podendo ser em uma única cor sólida (mais fácil de combinar com o lugar e sem agredir os olhos de quem o observa) ou colorido (dê preferência a cores que combinem entre si e que não entrem em conflito com os móveis do ambiente).

Como usar
Por fim, mas não menos importante, separamos algumas dicas antes de você botar a mão na massa e aplicar o adesivo. Confira:

– Escolha o lugar certo
Sala, quartos, cozinha ou banheiro: tanto faz! Fique livre para experimentar diferentes combinações nos lugares que quiser, apenas cuide para que o seu adesivo não fique escondido atrás de algum móvel ou partes da casa como a porta, por exemplo.

– Fique atento ao tamanho
Proporção conta – e muito – nesta hora. Meça os ambientes para escolher um adesivo que se encaixe perfeitamente e não fique nem muito grande, nem muito pequeno.

– Cores são maravilhosas, mas não abuse
Aqui vale a lei do contraste. Se seu cômodo é predominantemente em cores neutras, utilize adesivos coloridos ou em cores neutras que contrastem com a predominante. Cuide para não poluir o ambiente.

Agora é só caprichar na escolha e deixar a sua casa ainda mais linda. 🙂