De todos os ambientes, o lar é o principal espaço na vida de uma pessoa. O lugar onde vivem as memórias, os momentos de privacidade e o porto seguro de cada um. Porém, por diversos motivos como rotina pesada, falta de tempo e outros, é possível que a organização da casa não tenha a atenção devida. Para ajudar a facilitar o seu dia a dia, aqui estão 5 dicas práticas para organizar a casa de forma funcional.


Deixe os objetos mais usados em destaque no ambiente

Quem nunca perdeu minutos preciosos do dia procurando objetos de uso diário, não é mesmo? Chaves, telefone, documentos e até coisas usadas dentro da própria casa como controle remoto e utensílios domésticos. Por isso, deixe estes objetos em lugares mais acessíveis nas prateleiras, armários e cômodas, assim você otimiza tempo e evita esquecer qualquer um deles.


Defina lugares fixos para cada objeto

Um complemento à dica anterior, essa prática facilita a reposição imediata dos objetos aos lugares adequados. Definir lugares fixos para as peças que compõem o ambiente é uma forma simples de organizar e otimizar espaço, assim você sempre sabe onde ir para achar aquilo que procura.


Desapegue de objetos sem uso ou função

Todos têm objetos com certo valor emocional em casa, mas que, na prática, não agregam em nada na funcionalidade do ambiente. Nestes casos, é importante haver um filtro. Defina a importância do objeto, assim como a função e a frequência de uso dele. Se ao final do cálculo o saldo for negativo, não há motivos para mantê-lo ocupando espaço na casa.


Por fim, faça da organização um hábito

Manter o ambiente em que você vive organizado é uma questão de prática. Aos poucos um hábito se forma na sua rotina, facilitando e otimizando todos os processos que você mesmo estabeleceu. Afinal, a sua casa dos sonhos merece todo o cuidado, certo?