Morar bem não significa, necessariamente, viver em um lugar grande, certo? Muitas pessoas optam por morar em lugares menores levando em conta a praticidade e a comodidade. Apartamentos pequenos podem ser muito aconchegantes se você seguir alguns truques. Integrar de maneira harmônica os espaços pode fazer a diferença para atingir o conforto desejado. Por isso, separamos algumas situações e soluções práticas para deixar o seu cantinho mais espaçoso. Confira:

– Cores para todo lado!

A mistura de cores é muito comum nos apartamentos menores, provocando a sensação de pouco espaço. Por isso, a nossa dica é: escolha uma paleta de cores de sua preferência. Se você não tiver uma paleta em mente, as cores claras são curingas para espaços pequenos, pois fazem com que pareçam maiores. Caso a escolha tenha sido por tons escuros, equilibre com móveis e objetos claros para contrastar.

– Decoração.

Queremos sempre colocar tudo que mais gostamos no nosso cantinho, né? Para que a sensação de pouco espaço não pegue mais você de surpresa, opte por uma decoração em que somente o essencial será usado. Aposte nos tons claros e na madeira para uma sensação de aconchego.

0209-interna2

– Pouca luz.

Alguns apartamentos ainda são divididos em ambientes onde a quantidade de luz acaba sendo prejudicada. Aumente o espaço útil dos cômodos para permitir uma maior entrada de luz natural ao ambiente, provocando a sensação de amplitude. Se necessário, faça mudanças mais sérias como derrubar paredes, por exemplo.

– Falta de espaço.

É até um pouco engraçado, mas, sim, queremos espaço por menor que seja o apartamento, não é mesmo? Escolha seus móveis com muita cautela, para que tudo se encaixe de uma maneira harmônica

– Tudo em um.

Quanto mais separações, menor a sensação de espaço, certo? Esta é a hora em que todo a área útil do apartamento pode ser repensada com liberdade. Não exite em derrubar paredes para integrar ambientes como a sala e a cozinha, por exemplo. Outra boa opção é separar os ambientes com estantes vazadas para um visual mais amplo e moderno.

0209-interna

– O apartamento não foi planejado de acordo com as suas necessidades.

Talvez um dos principais problemas dos apartamentos pequenos. Muitas vezes a falta de planejamento acaba prejudicando o espaço interno. Por isso, faça escolhas. Pense sobre seu estilo de vida, se recebe pessoas no seu apartamento com frequência. Depois disso, planeje a casa, desde a decoração até a disposição dos móveis. Um apartamento adaptado às suas necessidades e desejos é a melhor solução para uma boa qualidade de vida.

– Objetos por todo canto.

A famosa “bagunça organizada”. Que tal apostar no espaço aéreo do apartamento? Se o pé-direito for alto, melhor ainda. Estantes em cima das portas, no alto dos corredores, mezanino para acomodar mais uma cama ou até mesmo um miniescritório. Todas essas e muitas outras soluções para um ambiente com mais espaço.

E aí, pronto para começar o seu projeto? Conte com os serviços da Italínea para as melhores soluções em pequenos espaços: http://bit.ly/2bG9IGm