600x500px

Verão chegou e você já está planejando seus dias na praia? Chegar no litoral vai ser uma delícia, mas você não vai ter como ignorar a parte chatinha de abrir a casa de praia depois de passar o ano todo fechada, e ver a ação da maresia, do mofo, dos ácaros tomando conta dos espaços. Para isso, pode ficar tranquila: trouxemos uma série de dicas pra você se livrar desses agentes e aproveitar as férias com tranquilidade.

A maresia é um dos principais agentes do litoral que causam dor de cabeça nos moradores. Isso porque seu efeito úmido causa a ferrugem, afetando principalmente os eletrodomésticos por um processo de oxidação. Para manter seus eletros com a mesma qualidade de sempre, você pode lixar os pedaços oxidados do material e passar um esmalte de unha (da cor do material, é claro) na parte lixada. Isso vai impedir que a oxidação no seu fogão, por exemplo, se espalhe por todo o aparelho.

Mas não são só os eletrodomésticos que sofrem um pouquinho com a umidade do litoral. A maresia atinge diretamente os aramados, dobradiças e corrediças dos seus móveis. Produtos aramados, grades e escadas (pintura epóxi): utilize um pano umedecido e, logo após, seque com um pano seco. Para melhor conservação, recomenda-se a utilização de vaselina ou cera à base de silicone. Já para as dobradiças e corrediças: lubrifique com uma pequena camada de óleo lubrificante específico para dobradiças.

Outra que sempre é atingida pelo mofo e bolor na região litorânea, a parede. Para mofos superficiais, onde não há descasques de tinta e reboco, você pode usar produtos antimofo ou impermeabilizantes. Já quando há infiltração e o reboco solta pedaços da tinta, a dica é a aplicação de produtos mais fortes para o isolamento dos tijolos e até mesmo das vigas da casa  – para isso, você vai precisar da ajuda de um profissional, então nada de fazer tudo sozinha, viu!?

E pra facilitar a sua vida com estofados, travesseiros e roupas de cama da praia, aqui vai a receitinha contra mais um agente prejudicial, o ácaro – este causa bastante alergia, por isso você precisa se livrar dele. Anote aí:

Você vai precisar de:

Um borrifador de água
500ml de vinagre branco
500ml de álcool

Modo de Preparo

Você deve apenas misturar muito bem os dois ingredientes e colocar a mistura dentro de um borrifador de água comum.

Como fazer a aplicação?

Você deve usar o borrifador em todos os locais como possíveis lares dos ácaros. Espalhe em colchões, sofás, almofadas, cortinas e bichos de pelúcia.
Faça isso com a casa sempre aberta para facilitar a entrar de ventilação, pois o cheiro do vinagre pode incomodar em um ambiente fechado.
Deixe a mistura agir por pelo menos duas horas e, depois, utilize um aspirador para limpar todos os locais e remover os ácaros.
Depois disso, não se esqueça de manter os ambientes bem arejados, expor os objetos ao sol e limpar os ambientes com mais frequência.
E sabe uma forma de a sua casa ser mais resistente a tudo isso? É você escolhendo o material certo para seus ambientes.

Passe no nosso site (italinea.com.br) e confira alguns planejados que foram feitos especialmente para a sua casa. 😉