Confesse: ter hábitos de vida mais saudáveis certamente está entre as suas promessas de ano novo mais feitas (e mais quebradas também). A correria do dia a dia faz com que, muitas vezes, a gente abandone nossos planos de uma rotina mais regrada, porém não observar alguns cuidados com a saúde pode sair muito caro.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo cresce exponencialmente e tornou-se hoje o quarto maior fator de risco de mortalidade. Estudos revelam que pelo menos 21% dos tumores malignos na mama e no cólon, 27% dos casos de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas são resultados do sedentarismo.

Aliar hábitos saudáveis à rotina do escritório não é uma tarefa fácil, já que o tempo nem sempre está a favor, mas separamos algumas dicas bem simples que podem tornar seu trabalho mais produtivo e prazeroso.

  1. Levante-se periodicamente

Uma pessoa passa, em média, 9,3 horas por dia sentada, o que é prejudicial à saúde.  Procure levantar-se a cada 20 ou 30 minutos para andar um pouco, buscar água, alongar-se. Outra dica é fazer reuniões em pé, de acordo com especialistas, dessa forma as pessoas estarão mais engajadas, energizadas e todos perderão menos tempo.

  1. Se exercite com colegas de trabalho

Se a sua empresa não tem uma atividade física laboral, convide seus colegas e monte um projeto. Ginástica laboral, yoga, meditação, alongamento são atividades que trazem muitos benefícios no ambiente de trabalho, tanto físicos quanto mentais. Melhoram a satisfação, a condição física na execução de tarefas, reduzem os níveis de estresse, melhoram a postura, a concentração e a disposição.

Outra alternativa é ir à academia junto às pessoas com quem você trabalha. Isso não só fará com que vocês se conheçam melhor, mas também aumentará seu comprometimento com a atividade física (que você sabe que deveria fazer de qualquer jeito). Isso pode ser feito antes do horário de trabalho, na hora do almoço ou mesmo depois do expediente. A chave é conseguir um grupo realmente disposto a se reunir.

  1. Planeje suas refeições

A famosa “marmita” é uma grande aliada na hora de manter hábitos saudáveis no ambiente de trabalho. No dia anterior ou no começo da semana, pense e prepare o que pretende comer no almoço e jantar. Mas evite comer na mesa de trabalho. Mesmo almoçando no escritório, é importante reservar poucos minutos para prestar atenção na comida e mastigar bem os alimentos. Simples atitudes como essa melhoram a qualidade da alimentação e ajudam a controlar o peso corporal.

  1. Deixe uma garrafa de água na sua mesa

Quase nada é mais importante para sua saúde do que se manter hidratado, e beber bastante água até vai prevenir que você coma demais. Uma dica é deixar uma garrafa grande com água em sua mesa e ir tomando ao longo do dia.

  1. Escolha apenas um dia da semana para comer doce.

A sensação de necessidade de algo doce pode ser por conta de uma privação de carboidratos integrais, como pães, arroz, batata, massas, que são a fonte energética preferida pelo corpo. Aí, quando o corpo necessita do açúcar, ele acaba pedindo na forma pura. Para que isso não aconteça, planeje bem seu almoço e faça pequenos lanches ao longo do dia. Frutas, barras de cereais e castanhas são ótimas opções.

  1. Repense seu consumo de cafeína

Em vez de açúcar refinado, experimente usar óleo de coco no seu café. A substância faz muito bem ao cérebro e te ajuda a ter mais concentração e foco. Troque a segunda xícara de café à tarde, por exemplo, por uma de chá ou água. Ambos hidratam mais que o café e de quebra fornecem antioxidantes valiosos para a sua saúde.

  1. Fique atento aos sinais do corpo

Fique atento aos sinais do seu corpo: os problemas clínicos associados ao estresse que costumam aparecer primeiro são cansaço e desânimo desproporcionais, fadiga constante, dificuldades de concentração, problemas de memória, comportamento explosivos e irritabilidade. Além deles, sintomas comuns quando o nível de estresse profissional é grande incluem depressão, transtornos de ansiedade, hipertensão, compulsão alimentar, aumento de peso, gastrite e outras alterações gastrointestinais. Notando qualquer alteração em sua saúde, procure um médico.

Viu só? Com essas dicas vai ficar mais fácil manter a promessa de vida saudável no trabalho durante o ano todo! ?