@destaque-blog

Quem mora em grandes centros urbanos sabe a falta que faz estar próximo à natureza. Além de acalmar, o verde das plantas combina com móveis de madeira e dá um efeito visual lindo na casa. Com criatividade e disposição é possível sim transformar seu espaço e criar jardins internos aconchegantes.

Uma opção barata e prática é instalar um deck de madeira em umas das paredes e brincar com a disposição de prateleiras. Elas são ideais para receber as plantas e compor um jardim vertical, com cactos, suculentas, orquídeas e outras. Essa configuração é ideal para ambientes pequenos, por isso se tornou cada vez mais comum em sacadas de apartamentos. Mas, não se esqueça: independente do tamanho do seu jardim é necessário dedicar-se a ele, com regas e podas periódicas, lembrando que as plantas são organismos vivos que precisam de cuidados.

Analise também a incidência de sol e vento que a varanda recebe. Esses fatores são decisivos para escolher o tipo de planta que deverá ser cultivada. Se a área é bastante iluminada, invista no cultivo de Bromélias, Flor Peixinho, Véu-de-noiva e Brinco-de-princesa, essas plantas são ideais para locais claros. Agora, para aqueles com pouca luz, Samambaias, Renda-portuguesa, Avenca e Chifre-de-veado são bem-vindas. Você também pode cultivar uma pequena horta, com rúcula, coentro, cebolinha, cheiro verde e outras hortaliças.

Após escolher o tipo de planta que mais se adapte ao seu gosto e ao seu estilo de vida, está na hora de decorar seu jardim. Você pode utilizar decks de madeira para compor ambientes em diferentes níveis, iluminação especial, com luminárias de madeira ou de fibras naturais. Efeitos na pintura trazem charme ao local e não demandam tanto investimento, assim como adesivos e papéis de parede que podem ser aplicados conforme a sua criatividade. Escolher um lado da parede para receber um jogo de quadros de diferentes tamanhos é uma composição acessível ao bolso e com certa sofisticação. Se a intenção é também criar um cantinho para relaxar, invista em futons e pufs.

@tripa