600x500

A casa de praia é uma espécie refúgio, um local para fugir da rotina, receber amigos, entrar em contato com a natureza e, claro, descansar. Por isso, quanto menos trabalho ela der, melhor. Desde o projeto, é preciso considerar a facilidade da manutenção. Lembre-se que você está na praia e que a casa estará submetida à alta incidência solar e à maresia. Por isso, evite revestimentos que desbotam ou enferrujam, como o ferro. Opte por materiais resistentes como concreto, madeira, alumínio, inox e fibras naturais.

O piso frio é o mais recomendado, podendo ou não ser natural. Pedras, cerâmicas e placas cimentícias são ótimas opções. Uma tendência é aplicar o piso em grandes formatos, pois eles dão uma sensação de amplitude ao ambiente. Tome cuidado com o acabamento: pisos lisos riscam com facilidade e são escorregadios, podendo causar acidentes.

As esquadrias devem ser amplas para captar a luz natural, e é importante que o projeto preveja a ventilação cruzada, que aumenta a circulação de ar e reduz a umidade e o calor dos ambientes. Esquadrias com grandes áreas de vidro ampliam os ambientes e proporcionam integração entre os espaços internos e externos ‒ substituir janelas convencionais por janelas-portas de correr também contribuem pra essa integração. Materiais como alumínio e PVC são muito utilizados em esquadrias no litoral, pois deixam o espaço mais leve e exigem menos manutenção.

Na decoração, opte por cores neutras que enfatizem relação com a natureza ‒ branco e azul são apostas certeiras  ‒, e enfeites como conchas, estrelas-do-mar, peixes e âncoras são a cara do litoral. Os móveis também devem ser pensados especialmente para o ambiente praiano. Aposte em tecidos impermeáveis e fuja de materiais como ferro e cromados.

O lado de fora

Praia combina com calor, e calor exige sombra. Invista em varandas e decks com ombrelones e pergolados para escapar do sol. A área verde em torno da casa também ameniza o calor, além de dar um clima de tranquilidade ao espaço. Mas preste atenção nos tipos de plantas que vai escolher: elas devem ser resistentes ao sol e ao vento, como bromélias, agaves e crótons.

Construir uma piscina também pode ser uma boa opção para afastar o calor, mas lembre que ela exigirá manutenção. Um chuveiro externo no jardim é uma boa alternativa, além de ser prático para tirar a areia na volta para casa.