A Ayurveda, palavra que significa “Ciência da Vida”, é um dos sistemas medicinais mais antigos da humanidade. Essa ciência surgiu na Índia e seus princípios e seus estudos foram a base para o desenvolvimento da medicina tradicional. Incrível, né? Além disso, a Ayurveda continua sendo a medicina oficial de seu país de origem e tem se tornado cada vez mais popular ao redor do mundo. O seu principal objetivo é equilibrar o corpo e a mente através da circulação, da respiração e da energia vital, sempre em harmonia com o ambiente e a natureza.

Os principais pontos para alcançar o equilíbrio do corpo é a tranquilidade e a boa alimentação. Tudo o que acontece em nosso corpo, tanto físico como emocional, é fruto do que ingerimos e de nossos pensamentos. Quando vamos contra esses pontos, acabamos desequilibrando os doshas. Doshas são os tipos básicos de funcionamento de cada espécie. Vata, Pitta e Kapha são os três tipos existentes na medicina Ayurvédica. Cada um dos doshas têm características e cuidados diferentes e para o indivíduo estar em plenitude, é preciso cuidar de cada um de acordo com suas necessidades específicas.

Cada indivíduo possui a influência dos três doshas, porém um ou dois sempre prevalecem, pois se manifestam de forma mais forte. Você sabe qual o seu dosha dominante? Para identificar o perfil: Vata, Pitta ou Kapha, um profissional formado e especializado faz um diagnóstico através de exames físicos e um questionário. A partir das conclusões identifica o dosha dominante e o que está em desarmonia. Para alcançar o equilíbrio do corpo, diferentes técnicas de tratamentos podem ser indicadas. Como massagem ayurvédica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação, fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras, medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas, recomendação de atividade física, prática de ioga e meditação.

Untitled-3

Ayurveda também acredita que os medicamentos necessários para manter o equilíbrio do corpo podem ser encontrados na farmácia que existe na sua própria cozinha. Por isso, oferece uma série de orientações de dieta e de estilo de vida. Que tal conferir algumas sugestões? 🙂 Evite alimentos processados e congelados: esses alimentos não possuem “prana”, a energia vital, e se transformam apenas em toxinas e em depósitos de gordura. Consuma alimentos da estação: por estarem na época natural de colheita, a tendência é que tenham menos agrotóxicos e se tornem mais eficazes para uma alimentação saudável. Evite realçadores de sabor: os temperos artificias estão presentes em quase 100% dos alimentos industrializados. Porém, eles atrapalham a memória dos órgãos, fazendo com que não consigam processar corretamente os alimentos. Consuma a porção ideal: a quantidade ideal para ingestão de alimentos a cada ser humano, no Ayurveda, é aquela que cabe na concavidade das duas mãos.

O que você acha de começar a ter uma alimentação mais saudável e alcançar o equilíbrio do seu corpo? 🙂