AF-3024_1410_Internas

O estilo industrial chic é uma tendência da arquitetura e do design de interiores, baseada na releitura de espaços industriais que foram convertidos em moradias e estúdios de trabalho, nos Estados Unidos, em 1970. O que aconteceu? Um ambiente  padrão de fábrica foi decorado com objetos pessoais e se transformou em casas com o pé direito altíssimo, grandes  metragens de área e iluminação abundante. A ideia é não “maquiar” ou disfarçar espaços com falsos elementos, nem  contar com revestimentos e materiais muito elaborados, o ambiente deve ser o mais natural possível.

Revestimentos rústicos como paredes descascadas, tijolos e tubulações aparentes são a cara desse estilo, assim como vigas, colunas, pilares e laje deixadas a mostra, tanto no concreto, quanto no metal. Arte urbana, fotografias, pôsteres e esculturas são decorativos que caem bem nos cômodos, desde que não sejam utilizados com exagero. Em questão da  iluminação, ela deve favorecer a natural dos ambientes e, quanto a artificial, se usa de trilhos, spots, pendentes e holofotes.

A integração de ambientes, como sala e cozinha, são característicos do estilo industrial. Você pode usar tons sóbrios, como preto, cinza e branco para combinar. O design contemporâneo fica por conta do mobiliário, como móveis metálicos, antigos  e retrôs também.

A simplicidade nos projetos é ponto de partida para se inspirar no estilo industrial para dentro de casa.

Aposte e viva essa tendência. 😉

Produção e imagens:  Metropolitano Arquitetos e Marcelo Donadussi