Há quem diga que a cozinha é o melhor cômodo da casa – mas ousamos dizer que a sala tem chances de ganhar essa disputa. Recepção de visitas, aconchego de domingo, série no final da tarde: as melhores coisas acontecem nesse ambiente, por isso ele tem tudo para ser seu favorito.

E por ser o lugar onde tantas coisas acontecem que a sala precisa ser completa, contemplando tudo que os moradores precisam. Se você está planejando a sua casa nova, ou mesmo pensa em dar uma repaginada nos cômodos, não pode perder essas dicas de decoração que preparamos. Dá uma olhada nestes projetos da Italínea para a sua sala dos sonhos:

O sofá é o protagonista do ambiente, por isso você precisa que ele seja bem aconchegante – almofadas também ajudam nessa hora. Neste projeto da Italínea, de estilo mais moderno, foram escolhidas cores mais quentes para os móveis e, neste caso, o sofá veio como um neutralizador da paleta, já que trouxe um tom bem mais claro no centro do ambiente.

Importante: se você realmente vai ter um home theater, não esqueça de posicionar em uma distância ideal do sofá para que a imagem da TV não prejudique sua visão.

Para um ambiente ainda mais acolhedor, um tapete peluciado nunca é demais! Outra dica interessante é usar nichos para expor objetos que traduzam um pouco da sua personalidade. Nesse projeto, usamos livros e vasos decorativos.

Se você optar por um padrão mais escuro no planejado, escolha uma cor chave para contrastar. As gavetas e gavetões amarelos, por exemplo, foram essenciais para deixar esse ambiente mais vivo. Optamos por puxadores delicados em Oppus Couro que, além de cumprirem um papel, servem como complemento da decoração.

Outra dica é: se você mora em uma casa grande, aproveite os espaços. Nesse projeto, por exemplo, apostamos em uma adega acoplada no próprio móvel. Além de trazer mais personalidade – como já falamos acima -, deixou a sala mais requintada e moderna.

Se você estiver se mudando para um apartamento pequeno, não tem problema! Trouxemos uma inspiração de sala perfeita para esta situação! Neste projeto, apresentamos uma paleta de cores mais frias, e para não perder o conforto, apostamos em um home theater com a parede acolchoada e em um tapete em pelúcia.

Assim como no outro projeto, alguns objetos foram essenciais para demarcar a personalidade do morador. Mas, diferente da outra opção, essa sala possui nichos aéreos, já que o ambiente é bem menor. Desse jeito, você aproveita o espaço que tem, sem perder a chance de decorar como deseja. A estante no topo do móvel deu uma sensação de amplitude na parede e os tijolos à mostra trouxeram um estilo mais moderno para a decoração.

Para finalizar, esse aparador com gavetões foi fundamental para reforçar a sensação de amplitude do cômodo, já que se estende do início ao fim da sala. Bastou alguns objetos de decoração – da mesma paleta de cores – para ocupar o espaço de forma equilibrada.

Gostou dessas dicas? Se a sua casa não estiver nestes padrões e você quiser outros ambientes para se inspirar, visite o nosso site ou a Italínea mais próxima e encontre o projeto ideal para você.