10-12-destVai construir uma casa de praia ou fazer nova mobília? Então, saiba algumas dicas que deixarão o ambiente ainda melhor:

Iluminação e ventilação: Para maior captação natural da luz, a casa precisa possuir amplos vãos de esquadrias e, de preferência, ventilação cruzada. Portas de correr com peitoril de vidro (no segundo pavimento) são preferíveis às janelas. Permita que o forro acompanhe o pé-direito para melhorar a aeração, evitando a laje plana. Opte por cores claras que reflitam a luz. Se você só frequenta a casa durante as férias, o melhor é ter esquadrias que possuam báscula permanente para aeração. Ventilação nos móveis também é importante para não criar mofo.

Revestimentos: O piso frio é ótima opção para o conforto da circulação pós-banho de mar: placas cimentícias, pedras e cerâmicas. Hoje, existem dimensões generosas, espessura slim e acabamento diferenciado como linho ou madeira. Cores alegres nas paredes, quadros e esculturas deixam o ambiente mais simpático e com a cara do verão.

Esquadrias: Esquadrias de vidro são bem-vindas. Em áreas com muitas chuvas e vento, a melhor opção se torna o alumínio (com pintura eletrostática branca), pois vendará melhor. Esquadrias de madeira precisam ser reenvernizadas a cada cinco anos, protegendo das questões naturais, mas não dos efeitos do sol.

Móveis: Uma vez que a casa de praia costuma receber muitas visitas e estar sempre cheia, decore com móveis leves e de fácil manutenção e limpeza. Um bom truque para casas pequenas é embutir pufes sob mesas de centro, bancadas ou estantes e na hora das visitas, espalhar. A mesa de refeições externa pode ter base de concreto para não voar, e as cadeiras precisam ser leves para fácil movimentação.

Manutenção: O projeto da casa já deve ser pensado para não exigir muita manutenção: amplos beirais para proteger paredes externas da chuva ou do sol; execute um embasamento de cimento ou pedras para que a chuva não respingue na parede; cerâmicas são revestimentos de fácil manutenção, mas não as utilize com muito polimento para não escorregar e você ter que entrar em manutenção. Colocar uma ducha externa para retirar areia do corpo antes de entrar em casa é uma boa dica para manter o ambiente limpo.

Praticidade: Posicionar a cozinha com interligação para uma grande mesa de refeições, e, se possível, também para uma área externa com entrada será muito útil, pois o vai e vem de pessoas pode prejudicar a circulação.

Áreas Externas: Varandas com redes, decks com ombrelones, ou ainda pérgula com mesa para refeições vale a pena para aproveitar a área externa da casa. As plantas ao redor trazem a beleza e amenizam o calor. Mas lembre-se: as plantas de praia precisam ser aquelas mais resistentes ao sol e que não precisem ser sempre regadas.

Fonte: http://bit.ly/1X396My