@destaque-blog

Para quem gosta de receber os amigos em casa ou tem família grande, a sala de jantar é um ambiente muito importante. Além disso, aquele espaço ocioso e esquecido, que só funciona nos dias de festa, não existe mais! Nas casas contemporâneas, todos os espaços da casa devem ser aproveitados e funcionais, e para isso um bom planejamento é fundamental!

Mesa
Em primeiro lugar, deve-se avaliar o uso que ela vai ter, a quantidade de pessoas que ela deve atender e o espaço disponível. Só depois disso é que podemos dimensionar a mesa, as cadeiras, e aí sim pensar nos materiais.
É importante que o espaço ao redor da mesa seja de no mínimo 0,90cm para permitir a circulação, mas se o espaço permitir, a circulação de 1,20m é a medida ideal.

Cadeiras
Aqui o tamanho também é muito importante. Se sua mesa já é pequena e a circulação em volta dela é mínima, não dá pra colocar cadeiras imensas. Então, a regra continua sendo a da proporção ao espaço e, principalmente, ao tamanho da mesa. Reserve os modelos com braço apenas para as cabeceiras, no restante da mesa eles atrapalham um pouco a mobilidade.

Iluminação
Ela deve ser difusa para ficar mais aconchegante, e deve evitar o foco direto sobre a mesa, que pode esquentar ou refletir nos olhos. O ideal é escolher um pendente, ou mais de um, dependendo do tamanho da mesa. Os modelos mais atuais são grandes e decorativos, criando um bonito efeito além da iluminação.

@tripa1 @tripa2