@destaque-blog

Não adianta montar uma casa linda se a insegurança prevalece. Principalmente no período de férias, é preciso ter atenção aos procedimentos e segui- los à risca. Especialistas recomendam que, ao sair para viajar, o dono da residência ative todos os sistemas e os dispositivos de segurança que há no local, como alarmes, câmeras e cercas elétricas. Além disso, as janelas devem ser reforçadas com travas internas.

Veja algumas dicas:

# Não deixe as luzes ligadas, pois chamam atenção e indicam que a casa está vazia. Uma alternativa são as lâmpadas com foto sensores, que acendem no fim da tarde e apagam no início da manhã, ou ainda sistema de iluminação que liga e desliga de acordo com os horários programados.

# Cão de guarda também é uma boa opção para aumentar a segurança da residência.

# Campainhas e interfones da casa devem ficar desligados durante a viagem.

# Correspondências e jornais acumulados na caixa de correio ou na varanda também indicam que não há ninguém na casa. Uma alternativa é pedir para que alguém de confiança, como amigo, vizinho ou parente próximo, recolha-os diariamente. Outra opção é suspender a entrega das correspondências ou as assinaturas de jornais e revistas durante o período.

# Para evitar incidentes durante o período em que a família está fora de casa, como incêndios e vazamentos, é preciso ficar atento a tomadas, torneiras e outros itens da residência.

# A válvula do gás de cozinha também deve ficar desligada para que não ocorram pequenos vazamentos.

@tripa